Twitter

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Serpro libera cursos a distância gratuitos

Lendo o Dicas-L

Rubens Queiroz de Almeida
artigo: http://www.Dicas-L.com.br/dicas-l/20111122.php

Data de Publicação: 22 de novembro de 2011

Compartilhar para multiplicar conhecimento. Esse é o objetivo do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) ao disponibilizar para a sociedade uma série de 14 cursos, todos licenciados em Creative Commons. Os conteúdos educacionais estão disponíveis para download a todos os interessados e também nos telecentros montados pela empresa.

O conteúdo dos cursos foi elaborado pela Universidade Corporativa do Serpro (UniSerpro) e compõem a grade de treinamento dos empregados e clientes, na modalidade Educação a Distância (E@D). Uma das vantagens para o Serpro em liberar esse material é aproveitá-lo nos telecentros do Programa Serpro de Inclusão Digital (PSID).

Ao todo, são mais 400 espaços públicos de acesso à internet, localizados em comunidades carentes em todo o país, que receberão os treinamentos. "A liberação dos conteúdos livres proporcionará mais autonomia aos Telecentros Comunitários, já que a instalação ocorre no próprio servidor. Além disso, o telecentro poderá oferecer mais esse serviço a sua comunidade", analisa Antônio Miranda, do PSID. De acordo com ele, a atitude da empresa reforça sua posição no combate à exclusão digital. "O Serpro tem compromisso com a defesa da cidadania e ampliação dos direitos de todos os cidadãos ao acesso gratuito ao conhecimento e a tecnologia", conclui.

Para Paulo Pastore, da UniSerpro, o compartilhamento do conhecimento é uma das premissas da Universidade. "Licenciar os conteúdos em Creative Commons é a melhor maneira de promover essa troca", acredita. Uma outra questão importante que ele destaca é o retorno social: "O Serpro é uma empresa que se desenvolve com recursos públicos, nada mais justo do que devolver à sociedade, não só os serviços, mas também parte do conhecimento que é produzido dentro da instituição".
Quais são os cursos?

Os temas dos cursos são variados, vão desde sensibilizações até introdução a tecnologias conhecidas. Confira a relação: Administração do Tempo, Água para Todos, Correio Expresso, Desvendando a Informática, Ética na Escola Pública, Fundamentos da Linguagem PHP5, Introdução à Gerência de Projetos, Introdução à Linguagem Java, Introdução à Programação Orientada a Objetos, Primeiro Emprego, Sensibilização para Uso do Software Livre, Ubuntu, UML e Usando o Mozilla Firefox.
Como utilizar?

Acesse o endereço www.serpro.gov.br/inclusao/conteudos-educacionais-livres e faça o download dos cursos. Para isso, é preciso ter instalado na máquina o Moodle, uma plataforma livre de aprendizagem que você pode adquirir no seguinte endereço moodle.org/downloads/. Os cursos foram desenvolvidos na versão 1.9.7 e operam perfeitamente nas versões 1.9.x, acima da 1.9.7. Porém, não funcionam em versões anteriores ou no Moodle 2.0.
Licença

Nesse primeiro momento, os conteúdos foram licenciados sob a licença Creative Commons "Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0". O objetivo do Serpro é avaliar os conteúdos e adequá-los a uma licença mais permissiva, como a CC-BY-SA ou a CC-BY-SA-NC.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 3 de novembro de 2011

Fonte: Portal Serpro
www.serpro.gov.br/inclusao/conteudos-educacionais-livres

Um comentário:

Elson disse...

Em meu entendimento a cultura digital que nos está sendo repassada pelo nosso professor Cesar Gerra é de fundamental importância , para nos auxiliar em nossas descobertas pelo mundo da tecnologia, que para mim e acho que muitos outros colegas ainda é de uma extrema dificuldade de assimilação, por sermos leigos em muitos termos que a internet nos remete e devido a essa deficiência torna - se difícil em alguns aspectos. Más nada é impossível de ser alcançado se buscarmos com empenho e seriedade os conhecimentos que nos é disponibilizado, conseguiremos com que estes conhecimentos sendo absorvidos por nós, nos ajude a entender com mais clareza, termos que possam nos auxiliar em nossas carreiras, na vida politica e na sociedade em que nos encontramos, podendo tratar de assuntos relacionados a cultura digital, sem termos medo de falar, escrever e até mesmo criar projetos culturais, que irão dar um ápice em nossas vidas e na de muitas pessoas que poderemos ensina - las a dar passos largos rumo a tecnologia e novas descobertas culturais e intelectuais.